Justiça Federal determina desbloqueio de R$ 3 milhões de ‘emendas PIX’ à Prefeitura de Monteiro Lobato
31/07/2025
(Foto: Reprodução) Prefeitura de Monteiro Lobato, SP.
Reprodução/Street View
A Justiça Federal determinou o desbloqueio de uma verba de R$ 3 milhões que foram encaminhados à Prefeitura de Monteiro Lobato por meio de ‘emendas PIX’ - valores transferidos por parlamentares para estados ou municípios.
O bloqueio havia acontecido em junho deste ano, quando o Ministério Público Federal (MPF) entrou abriu uma ação judicial alegando que a prefeitura recebeu o valor em 2024, mas descumpriu regras de transparência e rastreabilidade dos gastos, previstas na Constituição e na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste mês, porém, a administração municipal atendeu aos requisitos para uso do recurso público - como a publicação de todas as informações exigidas no Portal da Transparência Municipal -, e a Justiça Federal acatou o desbloqueio. O MPF concordou com a decisão.
“São duas as razões a justificar essa medida. De um lado, porque, como visto acima, as ilegalidades identificadas naquela oportunidade foram sanadas. De outro, porque a revogação da tutela é pleiteada não apenas pela ré, mas também pela parte autora, que originalmente formulou o pedido que veio a ser deferido”, analisou a Justiça Federal.
A Prefeitura de Monteiro Lobato confirmou o desbloqueio dos valores.
“A gestão municipal reitera seu compromisso com o uso responsável dos recursos públicos e reafirma que segue rigorosamente todas as normas de transparência exigidas pela legislação”, escreveu.
Justiça Federal determina bloqueio milionário nas contas da prefeitura de Monteiro Lobato
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina