Dupla é presa após furto de 7 mil litros de gasolina de dutos da Petrobras no interior de SP
29/07/2025
(Foto: Reprodução) Dupla é presa após furto de 7 mil litros de gasolina de dutos da Petrobras no interior de
Dois homens foram presos pelo furto de sete mil litros de combustível de dutos subterrâneos da Transpetro, em Paraibuna (SP), na noite desta segunda-feira (28).
A denúncia foi feita pela própria empresa, que identificou o crime após detectar perda de pressão nos dutos por onde passam os combustíveis. Os suspeitos, de 19 e 33 anos, foram encontrados pela polícia em uma estrada rural próxima à Rodovia dos Tamoios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No boletim de ocorrência, os policiais afirmam que a dupla confessou o crime e que receberia receberia R$ 3 mil para levar a gasolina a Guarulhos, na Grande São Paulo.
“Ambos confessaram que haviam carregado combustível diretamente do duto da Transpetro, utilizando mangueiras para transferi-lo a recipientes plásticos, totalizando aproximadamente 7.000 litros – sendo sete recipientes de 1.000 litros cada.”
Os suspeitos, o caminhão e o combustível foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil de Jacareí, onde o caso foi registrado como furto e apreensão de veículo.
O combustível foi devolvido à Transpetro.
Ao g1, a Transpetro disse que “é vítima do crime de furto de petróleo e derivados em dutos e tem como maior preocupação a preservação da vida e a segurança das pessoas e do meio ambiente”.
Ainda segundo a empresa, para reduzir a ocorrência dessa prática criminosa nos dutos que opera, a companhia adota uma estratégia focada em três ações. Veja:
“A utilização de uma tecnologia de ponta realizada pelo Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL) da Transpetro, que permite a rápida localização de derivações clandestinas; o trabalho de relacionamento comunitário focado na conscientização com a população que vive no entorno dos ativos, o qual inclui a divulgação do número 168, um canal de comunicação direta entre a Transpetro e a população; além dos convênios com órgãos de segurança pública”, disse a empresa em nota.
Por fim, a empresa destacou que a estratégia tem resultado numa redução nos números de derivações clandestinas.
A companhia disponibiliza o telefone 168, um canal gratuito que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para receber denúncias sobre movimentação suspeita nas faixas de dutos, com sigilo garantido.
Dupla é presa após furtar 7 mil litros de gasolina de dutos da Transpetro, em Paraibuna
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina