Após adiamentos, CPI do INSS agenda depoimento de Daniel Vorcaro para dia 23 de fevereiro
18/02/2026
(Foto: Reprodução) A CPI do INSS agendou para a próxima segunda-feira (23) o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro à comissão.
A convocação do ex-proprietário do Banco Master – instituição liquidada em novembro pelo Banco Central – foi aprovada no fim de novembro pela comissão.
Vorcaro seria ouvido no dia 5 de fevereiro, mas teve o depoimento adiado duas vezes – primeiro para 19 de fevereiro e depois para 26 de fevereiro. Agora, o depoimento foi marcado para o dia 23.
Desde a convocação, a previsão é que Vorcaro seja ouvido pela comissão para tratar apenas de questões relacionadas a empréstimos consignados do Master.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Reclamações contra o Master
Em novembro, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) enviou um documento à CPMI do INSS elencando a quantidade de reclamações registradas contra instituições financeiras em função de crédito consignado.
🔍 Crédito consignado é um empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício de quem o solicitou.
De acordo com os dados, o Banco Master aparece como a 21ª instituição financeira com mais reclamações na Senacon entre 2019 e 2025. Ao todo, foram registradas 5.665.
Foto de 23 de janeiro de 2026 mostra que a sede do Banco Master, no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, foi cercada por tapumes e o logo da instituição financeira foi coberto
Amanda Perobelli/Reuters
O banco de Vorcaro não registrou reclamações em 2019 e fechou o ano seguinte com 11. Em 2021, sofreu 76 reclamações e já em 2023 superou a barreira dos mil apontamentos, registrando 1.511.
No ano passado, o banco Master registrou a maior quantidade de reclamações dos últimos anos, foram 2.472. Isso colocou o banco no oitavo lugar, considerando contestações sobre o consignado em 2025.
Com isso, no ano passado, o Master conseguiu ficar à frente de grandes instituições, como a Caixa Econômica Federal (2.012 reclamações), Banco do Brasil (1.992 casos) e o BRB (721 reclamações).